segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto: Nascentes


1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental ”Vítor Meirelles”
Professores: Ionice Lessa, Maria Helena Siems e Mariane do Rocio Peters Kravice.
                       
Turma: 5º ano 03
Período de realização: Março a Junho



2. Tema: Nascentes

Definido pelo professor /turma
 Subtemas:
  • Como surge uma nascente
  • Ciclo da água
  • Partes do rio
  • Ação do homem na destruição das nascentes
  • Mata ciliar
  • Preservação das nascentes
  • Qualidade da água
  • Leis de preservação das nascentes



3. Apresentação
O tema do projeto surgiu a partir da visitação do projeto “Bairro em foco” publicado no blog da turma que trata de um estudo de consciência ambiental no riacho que passa no bairro Santo Antônio. Os subtemas surgiram a partir de uma chuva de idéias relacionadas com o tema nascentes.



4. Objetivo Geral
Sensibilizar para a importância da preservação das nascentes.



5. Objetivos específicos
-Pesquisar na Internet os subtemas;
-Elaborar e resolver situações- problema com informações da pesquisa;
-Localizar o riacho no Google Maps;
-Conhecer as nascentes no bairro;
-Conhecer morador antigo e entender a ocupação das terras próximas do riacho;
-Produzir slide no Kizoa;
-Produzir maquetes da nascente até a foz do riacho;
-Produzir texto jornalístico (Notícia);
-Produzir mapa conceitual no programa Cmaps tools;
-Publicar as produções no blog da turma;



6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas
-Português: texto dissertativo (pesquisa), texto jornalístico (Notícia e entrevista), mapa conceitual (síntese, verbo e substantivo);
-Matemática: elaboração e resolução de problemas;
-Geografia: localização, aspectos geográficos (hidrografia, vegetação, relevo);
-Ciências: qualidade da água, consciência ambiental;
-Arte: fotografia, produção de maquete;
-História: processo de ocupação das terras por onde passa o riacho;
      -Educação Física: caminhada.



7. Parceiros envolvidos no projeto
Elaine Cristina Engelmann, Luciano José Ross, Tânia Margarete S. Bolduan, Luciana Mara da Costa e Gisele Soares dos Santos.



8. Plano de ações
Ação 1:
Descrição: visitação do blog da turma:  http://vitorsaberecriar.blogspot.com/ para, a partir do projeto “Bairro em Foco”, abordar o tema nascentes e localização do riacho no Google maps.
Tempo previsto: uma aula
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa, e Elaine Cristina Engelmann.

Ação 2:
Descrição: Pesquisa na Internet: Escolha dos subtemas com chuva de idéias, estruturação e execução do projeto de pesquisa em grupos de quatro alunos.
Tempo previsto: quatro meses (Março, abril, maio, junho)
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa,  Maria Helena Siems, Elaine Cristina Engelmann e Mariane do Rocio Peters Kravice.

Ação 3:
Descrição: Passeio de estudo nas nascentes do riacho que passa no bairro Santo Antônio, com registro com fotos feito pelos alunos, lanche comunitário, entrevista com um morador  antigo e coleta de amostra de água. 
Tempo previsto: 4 horas (Período vespertino)
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa,  Maria Helena Siems, Elaine Cristina Engelmann, Mariane do Rocio Peters Kravice, Tânia Margarete S. Bolduan, Luciano José Ross e morador antigo.

Ação 4:
Descrição: Confecção de maquete do riacho em equipes de quatro alunos para mostrar o que foi observado no passeio de estudo.
Tempo previsto: três aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa .

Ação 5:
Descrição: Produção de slide no Kizoa utilizando as fotos tiradas pelos alunos e publicação no blog da turma.
Tempo previsto: três aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa, Elaine Cristina Engelmann, Maria Helena Siems, e Mariane do Rocio Peters Kravice.

 Ação 6:
Descrição: Produção de texto jornalístico (notícia) sobre o passeio, usando o editor de texto e de imagem, com as fotos tiradas pelos alunos.
Tempo previsto: três aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa,  Elaine Cristina Engelmann, Maria Helena Siems, e Mariane do Rocio Peters Kravice.

Ação 7:
Descrição: Elaboração e resolução de problemas pelos alunos. Cada grupo é responsável de elabora um problema com informações encontradas na pesquisa feita;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa.

Ação 8:
Descrição: Produção de mapa conceitual no programa Cmap tools, em grupos de quatro alunos e publicação no blog.
Tempo previsto: três aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa, Elaine Cristina Engelmann, Maria Helena Siems, e Mariane do Rocio Peters Kravice.

Ação 9:
 Exploração e interpretação da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes por todos os alunos. O aluno com necessidades educativas especiais terá atividade diferenciada de interpretação da música com imagens coletadas na Internet. A estagiária Gisele auxiliará no processo de salvar e editar as imagens para posterior postagem juntamente com a letra da música no blog.
Tempo previsto: 10 aulas
Profissionais envolvidos: Estagiária Gisele Soares dos Santos e Ionice Lessa.



9. Tempo total de realização do projeto
Março, abril, maio e junho.



10. Material e suporte necessários
  • Recursos tecnológicos: Internet, editor de texto e de imagem, cmap tools, Kzoa, Google maps, blog, máquina digital e telefone celular.
  • Livro didático, mapa do bairro, jornal, maquete.



11. Produto final
Postagem no blog: notícias, mapa conceitual, maquete e pesquisa.



12. Instrumentos e critérios de avaliação
Ficha de autoavaliação, ficha de avaliação da produção da maquete, ficha de avaliação da pesquisa, ficha de avaliação do mapa conceitual e ficha de avaliação da notícia.


E. M. E. F. “Vítor Meirelles”        Professora: Ionice Lessa
Data: ___/___/___ Aluno: ____________________________________
5º ano  03              
Critérios de AUTOAVALIAÇÃO do processo da pesquisa
EC
1,0
EP
0,75
EM
0,5
NE
-
Fiz os registros no meu caderno.




Registrei as referências




Contribuí para a pesquisa com idéias e materiais.




Pesquisei em fontes diversas (livros, Internet, jornais).




Colaborei para a digitação do texto da pesquisa.




Contribui para a organização e correção do texto (usei o corretor de texto).




Aproveitei o tempo para pesquisa (sem conversas inadequadas e brincadeiras.




Participei da pesquisa promovendo a união do grupo e evitando conflitos (brigas).




Realizei a pesquisa no tempo determinado.




Demonstro compreensão dos conteúdos estudados.




Total de pontos da autoavaliação


* Legenda: EC- Evidência Completa       EP- Evidência Parcial
                  EM- Evidência Mínima          NE - Nenhuma Evidência


E. M. E. F. “Vítor Meirelles”    Professora: Ionice Lessa   Data: ___/___/___
Aluno: ____________________________________________________
5º ano 03                                                         
Avaliação do RELATÓRIO da pesquisa no editor de texto.
EC
1,0
EP
0,75
EM
0,5
NE
-
O relatório está de acordo com as normas da ABNT (Fonte Arial- 12 cor preto).




O relatório possui capa e contra capa com todos os dados.




A Introdução tem o tema, questão orientadora, objetivo, as dúvidas e caminho metodológico.




O texto está coerente com as perguntas da pesquisa e as responde (quando as perguntas não são respondidas, há explicação).
2,0
1,5
0,5
-
O texto foi produzido pela equipe (Não é cópia).




O texto possui coerência e coesão.




As citações e paráfrases têm o registro da fonte de pesquisa (autor e obra).




As considerações finais estão coerentes com o texto.




As fontes de pesquisa estão listadas nas referências.




Total de pontos da autoavaliação





* Legenda: EC- Evidência Completa       EP- Evidência Parcial
                  EM- Evidência Mínima          NE - Nenhuma Evidência


E. M. E. F. “Vítor Meirelles”        Professora: Ionice Lessa
Data: ___/___/___ 5º ano 03
Título da pesquisa: _____________________________                                
Equipe:_________________________________________________________
Avaliação do MAPA CONCEITUAL (uso de Cmap Tools)
EC
1,0
EP
0,75
EM
0,5
NE
-
O mapa conceitual possui título.




Possui uma boa estética na estrutura do mapa conceitual.




Apresenta uma boa síntese da pesquisa.




Destaca as ideias principais da pesquisa.




Responde a questão orientadora.




Responde as dúvidas provisórias.




Os conceitos são claros.




Utiliza verbos para interligar os conceitos.




Escreve com correção ortográfica.




Demonstra compreensão dos conteúdos pesquisados.




Total de pontos da autoavaliação


* Legenda: EC- Evidência Completa       EP- Evidência Parcial
                  EM- Evidência Mínima          NE - Nenhuma Evidência
E. M. E. F. “Vítor Meirelles”        Professora: Ionice Lessa
Data: ___/___/___ 5º ano 03
Título da pesquisa: _______________________                                        
Equipe:________________________________________________________
Avaliação da MAQUETE
EC
1,0
EP
0,75
EM
0,5
NE
-
A maquete possui etiqueta com o titulo e nome da equipe.




Respeita a data de entrega do trabalho.




O tema da maquete está claro e bem representado.




A representação da maquete respeita proporções.




Utilizou materiais diversos como sucata.




Apresenta boa estética.




Apresenta criatividade.




Apresenta capricho e organização.




A equipe trabalhou unida na confecção da maquete.




Demonstra domínio de conteúdo na apresentação.




Total de pontos da autoavaliação


* Legenda: EC- Evidência Completa       EP- Evidência Parcial
                  EM- Evidência Mínima          NE - Nenhuma Evidência


E. M. E. F. “Vítor Meirelles”        Professora: Ionice Lessa
Data: ___/___/___ 5º ano 53
Título da pesquisa:     ______________________                                   
Equipe:___________________________________________________
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA NOTÍCIA NO BLOG
EC
1,0
EP
0,75
EM
0,5
NE
-
A notícia possui título chamativo.




A foto é adequada ao tema da notícia.




A foto possui legenda.




A notícia possui depoimento.




O lead da notícia está completo (cada item vale 1,0). Quem? O que fez? Onde? Quando? Como? Por quê?
6,0
3,0
1,5
-
Total de pontos da autoavaliação

 Legenda: EC- Evidência Completa       EP- Evidência Parcial
                  EM- Evidência Mínima          NE - Nenhuma Evidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário