quinta-feira, 24 de maio de 2012

ÁGUA: DA NASCENTE ATÉ A FOZ

          Alunos  do 5ºano 53 passearam pelo bairro Santo Antônio, no dia 04/05/2012, com a missão de ver a água da nascente e no final do rio, próximo da foz para ver se é limpa ou suja e pegar um pouco de água para fazer uma experiência na sala de aula.
          A diretora Mariane coletou água na nascente, no meio do loteamento e perto da foz do rio. A qualidade da água depende se tem vegetação na nascente e se as pessoas não poluem o rio. Todos nós precisamos cuidar do meio ambiente.
          Segundo os alunos, perto da nascente foi arrancado árvores que foram substituidas por eucaliptos. Do outro lado da nascente tinha uma planta chamada taquara, que é igual a um bambu.
          No passeio os alunos viram uma cobra coral pequena, sabendo que sua mãe estava por perto. Isto indica que o meio ambiente está preservado, pois tem animais. 

 A cobra coral encontrada
  
A diretora Mariane está recolhendo a água do rio

Coleta de água perto da foz
          A água perto da nascente é mais pura e quando passa pelo loteamento é contaminada pelo esgoto doméstico e pelo lixo, mudando a sua qualidade. Alguns moradores foram entrevistados sobre o assunto. Segundo a irmã de Bianca ela tomaria a água da nascente, pois ainda não está cntaminada pelo esgoto e pelo lixo. O pai de Taylene afirma que não tomaria a água do rio, porque é suja. O pai de Andrieli disse que não tomaria a água da torneira quando ela está amarelada, porque é suja e pode estar contaminada. Já o pai de Victor afirma que não tomaria a água da foz, porque é muito suja e ruim.

Autores: Andrielli, Bianca, Taylene e Víctor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário