terça-feira, 4 de novembro de 2014

História e Influência Africana na nossa Cultura

  • Estudo e debate com a projeção do Prezi: História e Influência Africana na nossa Cultura com os alunos do 5º ano 02 e 03 no link abaixo: 
https://prezi.com/xp27m76ubyiu/historia-e-influencia-africana/

  • Apresentação de slide e prezi com o resultado da pesquisa sobre a influência afro, produzidos pelos alunos do 5º ano 02 e 03 com orientação das professoras Débora e Ionice.









  • Conto africano com a professora Débora.

  • Cocfecção do jogo africano: Mancala.
Confecção e pintura do jogo Mancala:



Oba! Hora do jogo. 
Desenvolvendo o raciocínio e testando estratégias:






Mancala online:



  • Vídeo - Como jogar mancala:
https://www.youtube.com/watch?v=B9JNe-dHu_A

  • Vamos jogar mancala online? 
http://www.softschools.com/games/strategy_games/mancala/

  • Informações sobre o jogo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

*Objetivo: acumular o maior número de sementes em seu armazém.

*Esse jogo é uma simulação de uma colheita, portanto as peças são sementes e o tabuleiro tem espaços específicos para cada jogador. O território de jogo de cada jogador é representado pelas seis casas a sua frente e o armazém, que é a casa maior à sua direita.

*Inicialmente distribui-se 3 sementes em cada casa. Uma jogada consiste em pegar todas as sementes de qualquer casa de seu território, exceto no armazém, e colocá-las uma em cada casa, seguindo o sentido anti-horário (ou seja, em direção ao seu armazém), incluindo o seu armazém e as casas do adversário. Mas atenção! Nunca coloque sementes no armazém de seu adversário.

*Sempre que a última semente cair no seu armazém, você realiza outra jogada.

*Sempre que a última peça cair em uma casa vazia de seu próprio território, você pode capturar todas as sementes da casa do adversário que estiver à frente e deve colocá-las no se armazém.

*A jogada termina quando a última semente cai:
- em qualquer casa já ocupada, exceto em seu armazém;
- numa casa vazia do adversário;
- quando houver captura.

*O jogo termina quando:
- todas as peças de um jogador forem capturadas ou...

- um dos jogadores não tiver mais peças em suas casas. Neste caso as peças que ainda estiverem nas casas do adversário ficam para ele.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/ferias-mancala.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário