terça-feira, 17 de abril de 2012

Situações - problema elaboradas pelos alunos

1-Se a distância da escola até as nascentes é de 3 quilômetros  só de ida, quantos quilômetros dá se fizer 5 vezes de ida e volta o mesmo percurso?

2- No passeio pelo bairro vimos um reflorestamento de 900 árvores e serão plantadas mais 50 árvores, quantas árvores serão ao total?

3-Carlos costuma gastar 10 litros de água no banho. Quanto gastaria uma família de 4 pessoas com o mesmo consumo de água cada uma?

4-Se fizemos 5 viagem de ônibus a nascentes diferentes, sendo que  cada uma tem  42 Km de distância. Quantos Km tem ao todo nas 5 viagens?

5- Os alunos de uma escola andaram 20 km até uma nascente para estudo. Se eles forem 2 vezes ao mesmo caminho, quantos km andaria?

6- Em uma cidade tem uma nascente. Os alunos vão fazer um passeio de estudos até a nascente e são 3 km de caminhada. Quantos quilômetros os alunos vão percorrer de ida e volta?

7-Eu conheço 2 partes de um rio. A professora Ionice pediu que eu falasse o nome das principais 6 partes do rio. Quantas partes faltam para eu conhecer?

8- Se cair 150 milímetros de água em um dia de chuva, quantos milímetros de água cairia em 4 dias iguais?

9-Numa cidade que tem 928 nascentes, mas 100 estão poluídas. Quantas nascentes estão preservadas?

10-5 pessoas foram em um passeio pelas nascentes do bairro e cada uma encontrou 30 garrafas pet e recolheram para reciclar. Quantas garrafas foram recolhidas ao total?

11-Em uma reserva de mata ciliar tem cerca de 2.500 árvores e em outra reserva tem 1.600 árvores. Quantas árvores há nas duas reservas?

12- Roberta convidou sua amiga para fazer um passeio até em uma reserva. A distância de ida até o parque é de 150 km. Quantos km irão percorrer de ida e volta até o parque?

13-Se uma pessoa gasta em média 20 litros de água por dia. Quantos litros gastaria a mesma pessoa em sete dias?

14-No bairro Santo Antônio tem uma nascente distante 5 km da escola. Eu e minha amiga já percorremos 3 km. Quantos km ainda faltam percorrer?

15-Para uma pesquisa os alunos do 5º ano 03 fizeram um passeio de estudo. Eles caminharam 4 km de ida. Quantos km os alunos percorreram de ida e volta?

16- Num sítio foram plantadas 700 árvores em um dia e no dia seguinte foram plantadas 80 árvores. Quantas árvores foram plantadas ao total?

17- Em um sítio o dono plantou aproximadamente 5.000 árvores. Com quantas árvores ficará se ele plantar mais 5.200 árvores?

18- Uma turma do 5º ano matutino percorreu 3 km até a nascente e a turma do 5º ano vespertino percorreu o dobro da distância em outra nascente. Quantos km a turma do 5º ano vespertino percorreu?

19- Em um dia de chuva cai aproximadamente 80 milímetros de água. Quantos milímetros de água cairia em 6 dias iguais a esse?

20- Durante um dia um agricultor plantou 105 árvores nativas na mata ciliar e outro agricultor plantou 163 árvores nativas. Quantas árvores foram plantadas ao todo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário