segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PRESERVAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO

Alunos do 5º participaram da palestra 
                                              
Os alunos do 5º ano participaram atentamente de uma palestra sobre saneamento básico, no dia 29/06/11, às13:45 h, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental “ Vítor Meirelles”.

Através de slides, a palestrante Najla Siqueira, educadora em saúde, da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, propôs uma reflexão sobre a preservação dos recursos naturais, da importância do tratamento da água e do esgoto, como se faz a limpeza da caixa de água e das características da água potável. Os alunos participaram com depoimentos e perguntas sobre a importância de economizar água e energia elétrica.

A palestrante Najla contou a história de um rei que tinha duas filhas muito inteligentes. A filha mais velha resolveu testar o sábio no dia da festa. Com uma borboleta na mão perguntou ao sábio se ela estava viva ou morta. E dependendo da resposta ela esmagaria a borboleta. Mas o sábio deu uma lição respondendo que “A vida dessa borboleta está nas tuas mãos”. Assim também está em nossas mãos a preservação do ambiente em que vivemos.

Ao final da palestra foi realizada a dinâmica do auto abraço para fortalecer a autoestima e destacar a importância de fazer boas escolhas para a nossa vida e de todos os seres vivos.

Segundo a palestrante, nós devemos preservar o meio ambiente começando pelo lugar em que vivemos: na nossa casa, na escola e na comunidade. As pequenas atitudes, como dar destino adequado para o lixo e economizar água, contribuem muito para preservar o meio ambiente. Cada um deve fazer a sua parte. A prefeitura, no ano de 2011, começou a implantação da rede de tratamento de esgoto nos bairros Santo Antônio e Três Rios do Norte. O homem faz parte do meio ambiente e é responsável pela sua preservação.
Autora: Ionice Lessa

Um comentário: