PROJETO: Atividades Econômicas de SC
1. Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental ”Vítor Meirelles”
Professores: Ionice Lessa
Turma: 5º ano 03
Período de realização: abril a junho
|
2. Tema: Atividades econômicas de SC
Definido pela professora e pela turma:
Subtemas:
· Comércio;
· Indústria;
· Turismo;
· Agricultura;
· Pecuária;
· Extrativismo;
· Prestação de serviço;
|
3. Apresentação: O Projeto “Atividades econômicas de SC” surgiu para ampliar o conhecimento sobre o Estado em que vivemos e refletir sobre questões econômicas, históricas e ambientais.
O projeto se desenvolveu a partir de dez ações envolvendo todas as disciplinas: formação dos grupos e estruturação da pesquisa; produção de slide; produção de gráfico; resolução de problemas com expressão numérica usando panfleto de mercado; construção de sólidos geométricos a partir de planificação; confecção de maquete com os sólidos geométricos e com sucata; produção de mural com notícias sobre atividades econômicas de SC; postagem das fotos pelos alunos, sobre as etapas do projeto no blog da turma; apresentação da maquete e do slide pelas equipes.
|
4. Objetivo Geral: Perceber a importância das atividades econômicas em SC.
|
5. Objetivos específicos:
Português:
-Ler e sintetizar informações sobre as atividades econômicas nos jornais e na internet;
-Produzir texto síntese da pesquisa para slide;
Matemática:
- Resolver problemas com expressão numérica usando panfleto de mercado.
-Identificar e utilizar sólidos geométricos na construção de maquetes sobre as atividades econômicas;
-Produzir gráficos com dados da pesquisa;
-Conceituar perímetro e área das maquetes e no jogo do tangran;
Geografia: Identificar Atividades econômicas de destaque nas regiões do Estado de SC;
-Ciências: Refletir sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelas atividades econômicas;
-Artes: Confeccionar maquete;
-História: Identificar a importância das atividades econômicas para a ocupação do Estado;
|
6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas:
-Português: Produção textual;
-Matemática: Problemas com expressão numérica; sólidos geométricos; gráficos; perímetro e área;
-Geografia: Atividades econômicas de SC;
-Ciências: Prejuízos causados ao meio ambiente;
-Artes: Maquete: dimensão e proporção;
-História: Importância das atividades econômicas para a ocupação do Estado;
|
7. Parceiros envolvidos no projeto: Sandra Mara Gruber e Jonas Furlan.
|
8. Plano de ações
Ação 1: Descrição: Formação dos grupos, estruturação e execução do projeto de pesquisa na Internet, em grupos de dois ou três alunos, com a definição da questão orientadora, das certezas provisórias e das dúvidas temporárias.
Itens obrigatórios da pesquisa:
-Região do estado de maior destaque desta atividade econômica;
-Importância para a ocupação do Estado;
-Interferência ambiental;
Tempo previsto: quatro meses (abril a junho).
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas Furlan.
Ação 2: Descrição: Produção de slide com síntese da pesquisa e ilustração com imagens da Internet;
Tempo previsto: maio.
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa
Ação 3: Descrição: Produção de gráfico com dados coletados na pesquisa e com as profissões dos pais.
Tempo previsto: quatro aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas Fulan.
Ação 4: Descrição: Resolução de problemas com expressão numérica usando panfleto de mercado. Atividades no caderno de Matemática.
Tempo previsto: 10 aulas.
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa
Ação 5: Descrição: Construção de sólidos geométricos a partir de planificação;
Tempo previsto: uma aula.
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa
Ação 6: Descrição: Confecção de maquete com os sólidos geométricos e com sucata;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas.
Ação 7: Descrição: Cálculo de perímetro e área na maquete e nas peças do jogo de tangran;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas.
Ação 8: Descrição: Produção de mural com notícias sobre atividades econômicas de SC;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas.
Ação 9: Descrição: Postagem das fotos pelos alunos, sobre as etapas do projeto no blog da turma;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa e Jonas.
Ação 10: Descrição: Apresentação da maquete e do slide pelas equipes;
Tempo previsto: duas aulas
Profissionais envolvidos: Ionice Lessa.
|
9. Tempo total de realização do projeto: Abril a Junho (três meses)
|
10. Material e suporte necessários: Recursos tecnológicos: Internet, editor de texto e de imagem, blog, máquina digital.
|
11. Produto final: Slide, maquete e postagem de fotos no blog.
|
12. Instrumentos e critérios de avaliação; ficha de apresentação do slide e da maquete.
|
E. M. E. F. “Vítor Meirelles” Professora: Ionice Lessa Data: ___/___/___
Tema: ____________________________________________ 5º ano: __
Alunos: ____________________________________________________
| ||||
Avaliação da PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO do resultado pesquisa no slide.
|
EC
1,0
|
EP
0,75
|
EM
0,5
|
NE
-
|
O slide possui o tema e a identificação.
| ||||
O slide possui imagem sobre o tema.
| ||||
Apresenta os itens pedidos pela professora.
| ||||
Apresenta a constatação das certezas provisórias e dúvidas temporárias.
| ||||
Escreve com correção ortográfica.
| ||||
O texto foi produzido pela equipe e não foi cópia.
| ||||
O slide possui foto e explicação da maquete.
| ||||
As fontes de pesquisa estão listadas nas referências.
| ||||
A pesquisa foi realizada no tempo determinado.
| ||||
Todos participaram da apresentação.
| ||||
Total de pontos
|
* Legenda: EC- Evidência Completa EP- Evidência Parcial
EM- Evidência Mínima NE - Nenhuma Evidência
E. M. E. F. “Vítor Meirelles” Professora: Ionice Lessa Data: ___/___/___
Tema: _______________________________________5º ano: ___
Alunos: ____________________________________________________
| ||||
Avaliação da Maquete sobre a atividade econômica SC.
|
EC
|
EP
|
EM
|
NE
|
Possui o tema e a identificação.
|
1,0
|
0,75
|
0,5
|
-
|
Possui capricho e criatividade na confecção.
|
1,0
|
0,75
|
0,5
|
-
|
Todos participaram da confecção e da apresentação.
|
1,0
|
0,75
|
0,5
|
-
|
Apresenta noção de proporção e ocupação do espaço.
|
1,0
|
0,75
|
0,5
|
-
|
Está bem caracterizada a atividade econômica.
|
2,0
|
1,5
|
0,75
|
-
|
Possui representação dos prejuízos ou interferências ambientais.
|
2,0
|
1,5
|
0,75
|
-
|
Foram usados os sólidos geométricos produzidos e sucata.
|
2,0
|
1,5
|
0,75
|
-
|
Total de pontos
|
* Legenda: EC- Evidência Completa EP- Evidência Parcial
EM- Evidência Mínima NE - Nenhuma Evidência
Nenhum comentário:
Postar um comentário